Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Fórum

arrow_back

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL ? UMA COMPETÊNCIA DA ATUALIDADE

PAULA IARA DE ABREU DA TRINDADE

06/04/2020 16:50:28

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – UMA COMPETÊNCIA DA ATUALIDADE 

Vivemos numa sociedade onde as organizações enfrentam a todo instante a competitividade e algumas variáveis como tempo, qualidade, custo e inovação definem seu diferencial num mercado altamente globalizado e disputado. Para que os objetivos sejam alcançados, o leme é dirigido por pessoas. Com o passar dos tempos a relação entre as organizações e o capital humano mudou drasticamente. Os colaboradores deixaram de ser apenas parte do processo produtivo e passaram a ser foco, ocupando um papel determinante no sucesso das organizações. Em contrapartida as organizações passaram a exigir competências variadas dos seus colaboradores como estratégia competitiva, contando com responsabilidade, esforço, comprometimento e dedicação. Dentre as competências exigidas o comportamento passou a ser um desafio nas organizações em razão das influências intrapessoais e interpessoais. Devido a isto, esta pesquisa analisou a inteligência emocional aplicada ao comportamento humano como competência requisitada atualmente aos indivíduos nas organizações, com intuito de atingir níveis elevados de competitividade, empregabilidade, qualidade na produção de um produto e/ ou prestação de serviço,produtividade, clima organizacional e desempenho. Saber controlar e gerenciar as emoções e ter habilidade para compreender as ações dos outros tornou-se um diferencial no mundo organizacional.

 Hoje, além do conhecimento técnico, o mercado exige um profissional com autoconhecimento atrelado ao autogerenciamento, automotivação, empatia e habilidades sociais. A Inteligência Emocional (IE) ganha posição na vida organizacional e mostra caminhos para que o ambiente mude através do controle psíquico do profissional. A IE não só faz sucesso nas organizações como resgata a saúde dos profissionais. Identificar os vícios faz bem, faz rever conceitos, faz mudar a rota, faz acontecer. Da mesma forma que reconhecer as qualidades impulsiona, estimula, direciona. No ambiente corporativo ela auxilia na colaboração e no trabalho em equipe, nos relacionamentos em grupos diversificados, no gerenciamento de pessoas com diversas culturas, na comunicação clara e eficaz, na adaptação às mudanças. [...] "ao olhar para as mazelas psíquicas e sociais do mundo moderno, constatamos que cometemos um erro gravíssimo. Esquecemos de realizar o mais importante treinamento: decifrar e aplicar os códigos da inteligência. Sem eles não podemos desenvolver nosso imaginário, nossa capacidade de superação e nossas potencialidades intelectuais." (CURY, 2015, p. 11) 

A maioria das organizações cada vez mais percebe a importância de considerar as emoções e sentimentos na gestão das pessoas e abre espaço para o profissional capaz de desenvolver esta competência. Para Slivnik (2012, p. 31) [...] "Os profissionais que as empresas buscam precisam ir além da qualificação técnica. Eles precisam também de habilidades comportamentais adequadas, que complementam seu conhecimento no seu ramo de negócios e expandem suas possibilidades de atuação.


sobre o tema INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – UMA COMPETÊNCIA DA ATUALIDADE,: responda - Como inteligência emocional contribui na criação de ambiente de colaboração e trabalho em equipe, interação em grupos diversificados, na produtividade e competitividade.  ?

JOANYR ERON CAMPELO CORREA

08/04/2020 01:31:09

Fazendo um breve estudo da inteligência emocional, se observa que é uma importante ferramenta no ambiente de trabalho, pra se ter a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos, se utilizando de dois, dos pilares da IE, que é Conhecer as próprias emoções e a Empatia, sendo o primeiro onde você analisa suas emoções e as ações, para haver um clima melhor dentro de sua equipe, já no segundo com  empatia, é você saber se colocar no lugar do outro, sabendo reconhecer as emoções dos outros, entender seus comportamentos. Com isso você pode aumentar sua autoconfiança, não tendo medo de se expressar, aprendendo a lidar com a pressão de um ambiente de trabalho em prol do êxito nas atividades. 

FRANCISCA BORGES DE SOUSA

21/04/2020 20:02:54

Inteligência e emoção são temas que têm gerado  nos estudiosos  grande  polêmica, pois por  mais de um século de estudos e pesquisas (Matthews, Zeidner, & Roberts, 2002; Siqueira, Barbosa, & Alves, 1999). A Inteligência Emocional (IE) constitui um campo vasto de investigação  e relativamente  novo,  reportando uma proposta de ampliar o conceito do que é aceito como tradicionalmente  inteligente, incluindo nos domínios da inteligência aspectos relacionados ao mundo das emoções e sentimentos. As concepções mais recentes  sobre inteligência constituem o produto do pensamento, trabalho e investigações de centenas de pesquisadores, que ao longo da história, conceituaram o que é ser inteligente. Bem como,  é possível perceber evoluções no pensamento em muitas áreas,  e essa questão tem sido questionada quanto  a necessidade de se repensar o que se entende por inteligência e por comportamento inteligente. A verificação das relações entre cognição e emoção poderia resultar no reconhecimento da capacidade do homem lidar com seu mundo emocional de forma inteligente, compatível com seus objetivos mais amplos de vida.

Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade